blog

domingo, outubro 28, 2012

Gil Vicente - SL Benfica: 0-3

Depois da atribulação eleitoral nada melhor do que uma vitória tranquila e muito importante para o SL Benfica.

Chegar a Barcelos para defrontar a bela equipa do Gil Vicente que tão bom campeonato tem feito, desfalcados de Aimar, Martins, Nolito, Gaitan e Sálvio era assustador mas que mais se podia pedir do que aos 2 minutos já estar a vencer após mais um golo de Lima? Excelente início de partida que impediu o Glorioso de se enervar e impediu, igualmente, o adversário de ganhar confiança. Pouco depois Luisinho faz o segundo e, à beira do intervalo, André Gomes, o puto que começa a encantar, faz o seu segundo golo pelo Benfica e o terceiro da partida colocando os três pontos practicamente no autocarro de regresso à Luz. A segunda parte, logicamente, foi de total controlo do jogo e gestão de esforço.

Com as ausências Jorge Jesus fez alinhar Luisinho na lateral esquerda e Ola John a titular, colocou Enzo na ala e André Gomes no meio a apoiar Matic. O lateral português esteve muito bem tal como André Gomes que não teve medos de envergar o Manto Sagrado num jogo oficial para o campeonato nacional mostrando maturidade. Já Ola John entrou nervoso e apesar de mostrar bons pormenores técnicos ainda demonstra estar preso de movimentos, mas foi um jogo bom para ele ganhar minutos porque acabou por ser um jogo sem pressão dada forma como o marcador foi avançando. Podia ter marcado um golito a passe de Cardozo o que seria bom para a confiança. Fica para a próxima.

Não pude ver o jogo com a total atenção devida pelo que o único reparo que tenho a fazer à arbitragem foi o lance no final do jogo em que André Gomes é atropelado dentro da área por um jogador do Gil Vicente onde o árbitro apenas mostra o amarelo. A repetição do lance pela TV é assustadora. Autêntica entrada à Bruno Alves. Era vermelho e castigo pesado. Não se faz. A expulsão de Enzo parece-me justa, pelo menos no sentido em que o segundo amarelo é totalmente acertado. Já sobre o primeiro não posso falar porque não vi.

Depois da derrota de Moscovo este foi o regresso que o Benfica precisava. Boa vitória, tranquila, num terreno complicado contra um adversário difícil e os três pontos que nos mantêm no topo.

PS:"Fez um bom jogo mas sem fazer a comparação, o campeonato português é uma coisa e a Champions é outra, não me iludo. Para aqui vai dando mas são jogadores a crescer que temos de formar em competição. Estes jogadores podem errar e temos de estar preparados para isso" - Jorge Jesus sobre Luisinho. 
Jorge Jesus é isto, é esta total inabilidade de liderar homens e de conseguir criar empatia com jogadores. Depois de uma belíssima estreia como é possível o treinador, o líder, o elemento aglutinador, dizer estas palavras? Um treinador que se rasga em elogios a jogadores adversários, mesmo que sejam patéticos, e depois diz isto dos seus jogadores. Não é coisa nova como sabemos. Já o ano passado fez o mesmo com Nolito que tem uma arrancada fenomenal de Benfica e campeonato e Jesus diz que ele tem que aprender muito ou algo parecido. Para aqui vai dando. O que é "aqui"? O campeonato nacional? Ó catedrático, é esse o teu grande objectivo!!! 

Luisinho, tem 27 anos. Crescer? E o ano passado, segundo JJ, "partiu tudo" contra nós...

sábado, outubro 27, 2012

Mais 4 anos de Vieira


Como era esperado Luis Filipe Vieira volta a vencer as eleições para o cargo de Presidente do Sport Lisboa e Benfica e ficará mais quatro anos aos comandos do clube. A dúvida que existia era saber qual seria a margem da sua vitória e com 83% dos votos a vitória foi esmagadora apesar de ter descido em relação às últimas eleições. 
Não tenho esperança alguma que estes próximos 4 anos seja diferentes dos que foram até aqui. A forma como os vencedores "gozam" com os vencidos mostra bem o Benfica que Vieira criou. 
Logo o SL Benfica joga em Barcelos, com demasiadas ausências o que antevê um jogo muito complicado. Continuarei a apoiar, a sofrer, a amar este maravilhoso clube.

CARREGA BENFICA

sexta-feira, outubro 26, 2012

Respostas de Rangel

Após o original pedido de perguntas dos blogs ao candidato Rangel, as nossas perguntas foram respondidas:

O chamado "Sistema" do futebol português dominado por cores azuis é uma realidade por muito que alguns, inclusivê benfiquistas, o tentem ignorar. É habitual ver os candidatos e notáveis do SLB com alguns medos em abordar este problema. Caro Dr. Rangel, reconhece a existência dessa "sistema" que tantos pontos e títulos já tirou ao SLB? Se sim (nem quero acreditar que possa responder "não") como vai lutar contra ele?
- O sistema existe e não deve ser ignorado, pelo contrário, deve ser combatido. Mas não é a gritar contra os árbitros que isso se faz, de outro modo o Sporting seria todos os anos campeão. O Benfica tem de voltar a ter influência nos orgãos dirigentes, tem de passar uma mensagem de liderança, porque este mal combate-se com liderança. Se os árbitros e a sua estrutura dirigente perceberem que existe no Benfica uma liderança firme, que não os apoie, mesmo quando eles erram contra o Benfica, acredito que as coisas melhorarão. E temos propostas para fazer no âmbito da responsabilização dos árbitros e da sua punição em casos evidentes de favorecimento.
Como pretende resolver o problema do SLB ter mais de 60 jogadores com contratos profissionais espalhados pelos 4 cantos do Mundo? 
- Já disse que pretendo que o director-desportivo faça um diagnóstico em relação aos jogadores que podem, no futuro, servir o Benfica na sua equipa principal e depois, em função desse diagnóstico, proceder à cedência ou rescisão de contratos com os jogadores que manifestamente não tenham qualidade para jogar na equipa principal do Benfica. Nem agora, nem no futuro.
O que é mais importante para si, ima boa campanha na Champions ou conquistar campeonatos?
- O mais importante é ganhar campeonatos, porque só isso permitirá que o clube possa recuperar a hegemonia do futebol português. E só depois de isso acontecer é que será possível pensar em conquistar, de novo, uma posição de relevo na Europa. Peço desculpa aos sócios, mas não prometo finais europeias, não prometo equipas-maravilha, não prometo que seremos uma das maiores potências do futebol europeu. Não prometo nada disso enquanto o Benfica não recuperar a hegemonia do futebol português. Há quem o faça, de uma forma despudorada e demagógica e ainda por cima diz aos sócios que eu minto descaradamente. Realmente, se as promessas pagassem imposto, o outro candidato à presidência do Benfica, sozinho, talvez resolvesse o problema do défice das contas públicas. É uma pessoa que se habituou a enganar os sócios e é isso que vai estar em questão nestas eleições, saber quantos benfiquistas ainda acreditam nas promessas vãs desse senhor. 

Não desgostei apesar de achar que, na primeira e mais importante pergunta, foi brando demais. Admito que publicamente seja perigoso fazer certas declarações, dizer certas coisas, mas gostava de ter visto mais convicção na forma como o Sistema trabalha e como o combater. Apoiar o árbitros é, digamos, irrelevante. Gostava de saber quais são as propostas para punição dos árbitros.

Desde o início que Rangel falou da questão do excesso de jogadores contratados. Penso mesmo que terá sido a primeira coisa com a qual Rangel emitiu opinião.

A última pergunta teve a resposta natural e, felizmente, não entrou pelo caminho de justificar  a Champions pela receita obtida. Pontos ganhos aqui. Não quero promessas de vitórias quero sim convicção na forma de se trabalhar para as obter. É nisso que Vieira falhou em toda a linha.

Posto isto hoje é dia de votos. É dia de os benfiquistas dizerem presente. É dia de benfiquismo. 

VIVA O BENFICA!!!

quinta-feira, outubro 25, 2012

Querido Lider


Disse ontem o presidente: "Só ganhei 2 títulos? De certeza que entre 1980 e 2003 não ganhamos muitos mais"!
Para além de não respeitar a história do clube, desconhece-a por completo. 
Mas é com isto que vamos ter de levar por mais anos. Para já 4, nos quais e segundo ele vamos ganhar 3 campeonatos, vamos a uma final europeia e ganhamos 50 títulos nas modalidades.

AH VALENTE.

Só para lembrar: 

7 Campeonatos - 1980/81, 1982/83, 1983/84, 1986/87, 1988/89, 1990/91, 1993/94.
7 Taças de Portugal- 1980/81, 1982/83, 1984/85, 1985/86, 1986/87, 1992/93, 1995/96.
2 Supertaças - 1984/85, 1988/89.
2 presenças na final da Liga dos Campeões -1987/88, 1989/90.
1 presença na final da Taça Uefa.

quarta-feira, outubro 24, 2012

Benfica na Benfica TV

Luis Filipe Vieira acaba de anunciar que os jogos do Sport Lisboa e Benfica, no Estádio da Luz, na próxima época, serão transmitidos pela Benfica TV acabando, finalmente, com a ligação com a Olivedesportos.

Sempre defendi esta opção. Quer aqui no Mágico, quer em discussões noutros blogs, sempre deixei bem claro que fazia todo o sentido o Benfica apostar no seu canal obtendo assim todo o controle sobre todas as receitas provenientes das transmissões. Obviamente que esta decisão do ainda Presidente do SLB me deixa satisfeito. Nem a possibilidade de a receita do SLB ser menor do que poderia obter com a Olivedesportos me causa qualquer incomodo. Prefiro, sem qualquer dúvida, menos receita e estar fora da Olivedesportos. 

O timing do anúncio é tudo menos inocente. Vieira sentiu a sua esmagadora vitória posta em causa e teve que tirar este coelho da cartola para recuperar muitos dos votos perdidos. Admito que me surpreendeu porque pensava que seria uma questão de tempo, depois de vencer as eleições, que ele ía anunciar a renovação com a Olivedesportos. A forma como se comportou na entrevista desta noite na SIC mostra alguém muito pouco confiante e demasiado nervoso. 

Caro Vieira, já que cá vieste beber os conselhos sobre os direitos televisivos, aproveita e bebe outros sobre futebol e pode ser que os próximos 4 anos sejam mais preenchidos com sucesso desportivo do Enorme. Ok?

PS: Nem Vieira será capaz de voltar com a palavra atrás depois deste anúncio...será?

terça-feira, outubro 23, 2012

Spartak Moscovo - SL Benfica: 2-1

Mais uma jornada da Champions e mais um resultado pobre e mais forte se torna o facto do quão péssimo foi o resultado em Glasgow. 

Hoje perdemos e perdemos bem. Não jogámos nada, falhámos em todos os aspectos do jogo. É assustador ver o Benfica sem qualquer fio de jogo, onde a táctica assenta nas arrancadas de Sálvio e Rodrigo e mais nada. Absolutamente mais nada. É desolador. E não é de hoje. É isto o tal melhor Benfica dos últimos 20 anos? O grande Benfica que Jorge Jesus trouxe? Enfim...Hoje jogámos com os tais avançados móveis, que correm e fintam e fazem tudo aquilo que os benfiquistas gostam...resultado idêntico ao do jogo contra o Beira Mar, a diferença é que o Spartak é ligeiramente melhor. Valeu de alguma coisa? Claro que não porque o problema é muito mais profundo do que jogar Lima, Rodrigo ou Cardozo. Mas a malta não percebe...não adianta. Jesus continua a sua teimosia, a sua táctica suicida que nos traz estas derrotas, umas atrás das outras. E o que dizer de estar a perder e fazer a terceira substituição aos 88:30??? Fabuloso. Ganha isto 230 mil euros por mês e uns quantos defendem que é o melhor que por cá anda e passou e que quando sair será o caos e o descalabro e os outros vão ganhar tudo. 

Num grupo em que um dos adversários chama-se Barcelona é fundamental os outros clubes vencerem os jogos que estão ao alcance. Foi o que o Spartak hoje fez ao ser claramente superior ao Benfica, foi o que o Celtic fez neste mesmo estádio lutando até ao fim pela vitória e foi o que o Benfica não fez em Glasgow ao deixar escapar uma vitória totalmente ao seu alcance tamanha foi a superioridade evidenciada perante o adversário. Mas há quem não perceba isto, não perceba como se disputa esta competição e não perceba a importância destes "pormenores". Por isso estamos na terceira jornada com um mero ponto e em risco de nem à Liga Europa irmos. Claro que vamos ganhar a Nou Camp...claro que sim. Vai ser limpinho.

É uma pena ver tamanha matéria prima a ser desperdiçada. Num jogo da Champions nada se aproveita...é assustador.

Fiquei com a sensação que o segundo golo russo é precedido de fora de jogo mas já me confirmaram que o jogador está atrás da linha da bola.

Não sei mais o que dizer. Não sei mais como demonstrar os erros sucessivos de Jesus na preparação da equipa. Não sei como alguém pode defender Jesus e o seu futebol depois do que se viu nestas ultimas épocas. Não sei. A sério, não consigo perceber como é que quem gosta do Sport Lisboa e Benfica pode defender isto, defender este treinador, estas opções, estas teimosias. Mostrem-me onde está a sabedoria do treinador, mostrem-me onde está o futebol maravilha, mostrem-me onde está a gestão equilibrada da equipa/plantel? Por favor, mostrem-me.

Não somos candidatos a vencer a Champions. Facto indiscutível. Mas temos obrigação de fazer mais e acima de tudo temos obrigação de vencer adversários acessíveis e não desperdiçar oportunidades como em Glasgow desperdiçamos e que agora nos dava um jeito do caraças.

segunda-feira, outubro 22, 2012

Rangel é opção?

Sinceramente não sei. O que sei é que Luis Filipe Vieira não é opção. Já demonstrou, cabalmente, que é incapaz de levar o SLB ao sucesso desportivo. Não é admissível que ao fim de 12 anos ainda persista no bicho papão Vale e Azevedo, principalmente, quando a meio do percurso já teve duas oportunidades de ouro de manter o Glorioso no topo. Por duas vezes fomos campeões, por duas vezes deitámos a concorrência ao tapete e por duas vezes a deixámos erguer-se ainda mais forte do que antes. Quantas vezes mais iremos assistir, impávidos e serenos, a tudo isto?

Rangel, e a sua equipa, cometeram erros de amadores na apresentação da candidatura. Cometeram um erro inaceitável de permitir que o nome de José Veiga fosse ligado à sua lista apesar de não constar o seu nome na mesma. O próprio Veiga demonstrou uma inabilidade total de perceber isso. Depois a questão das quotas por pagar. Como é possível alguém querer ser candidato à Presidência do Sport Lisboa e Benfica e ter estado anos sem pagar quotas? Eu que detesto Vilarinho e Vieira nunca deixei de pagar as quotas do Glorioso e desde 2005 que tenho cativo na Luz. E, concerteza, não tenho os rendimentos de um Juíz.

Será isto suficiente para que Rangel não se candidatar?

Num mundo perfeito, obviamente que sim. Mas estamos num mundo em que a presidência do SL Benfica está entregue a alguém como Luis Filipe Vieira pelo que o mal do não pagamento de quotas ou a companhia de Veiga são um mal menor. Migalhas quando comparado com o background de Vieira.

Não sei se Rangel será uma boa opção para o Benfica mas sei que não é ele o culpado do "colossal" passivo do Benfica. E sim, o passivo pouco quer dizer, mas quer dizer alguma coisa. E essa coisa, infelizmente, não foi sucesso desportivo. Todos reconhecem um brutal investimento na equipa de futebol e um aumento óbvio da qualidade do plantel mas e o resultado disso? Onde estão os títulos? Onde está o retorno desportivo?

Mas as arbitragens prejudiciais e o "Sistema" não têm influência nisso?

Claro que têm. Mas quem é que deu um inequívoco apoio a uma das figuras desse Sistema para a presidência dos orgãos máximos que tutelam o futebol em Portugal. Não foi Rangel concerteza. E as arbitragens prejudiciais nada têm a ver com opções tácticas espatafúrdias, com gastar milhões em jogadores banais ou para posições excedentárias não acautelando as posições carenciadas do plantel. 

Rangel será um tiro no escuro.

Concerteza que sim, que será. Não se sabe o que pode vir dali. Mas Vieira é um tiro clarinho. Mais branco é impossível. Já todos sabemos o que esperar de mais 4 anos de Vieira. Já todos sabemos que com Vieira iremos falar de obra feita, de Museus, de vendas fabulosas de jogadores, do demo, do "sabemos o que queremos e para onde vamos", do activo que cresceu imenso, etc. Não iremos é falar de títulos, de conquistas, de festas no Marquês. 

Querem ser como os lagartos e andarem a "festejar" títulos de bisca de 3 (obra feita, activo, museu) ou sétimos lugares na canoagem Cacilhas-Cais do Sodré ( transferência de jogadores, quartos final da Champions) ou querem ser Campeões Nacionais, encher o Marquês e rapidamente meter mais uma estrela em cima do glorioso emblema no Manto Sagrado?

Se será com Rangel? Não sei. Só sei que não será com Vieira...

domingo, outubro 21, 2012

O Rui Gomes da Silva é que sabe...


Exacto. Não queremos que alguém, por exemplo, em 10 anos que fique no Sport Lisboa e Benfica passe a ser um dos homens mais ricos do país. Sendo o papel de Presidente do SLB tão absorvente de atenção e tempo é sempre de estranhar se alguém conseguir tal feito. Não queremos isso.

"...caso gravíssimo que qualquer país dava prisão, mas em Portugal as pessoas envolvidas no Apito Dourado andam a passear por Portugal a gozarem com a nossa cara e da Justiça»."

Andam a gozar mesmo com a nossa cara. Não queremos que alguém os apoie para Presidente da Liga e posteriormente, apoiar para a presidência da FPF. Apoio inequívoco. Seria gozo à descarada com a nossa cara. Não queremos nada disso no Sport Lisboa e Benfica.

"Nunca podia votar em alguém que deu uma entrevista a dizer que se sentava ao lado de um presidente de um clube que é acusado de corrupção e só não é por questões formais"

Nem mais caro RGS. Onde já se viu o Presidente do SLB ser sócio desse clube corrupto?  Mas pior, nem quero pensar nisso, é se já tivesse sido amigo pessoal desse presidente e festejado golos desse clube acusado de corrupção contra nós, o SL Benfica. Seria escândaloso. Mas acho que não nos devemos ficar por aí. Não podemos votar em quem recebe no camarote da Luz ou sentar-se ao lado de pessoas como Joaquim Oliveira que tanto nos prejudica nas Galas do Benfica. Não queremos nada disso no Glorioso.

É isso mesmo. Rui Gomes da Silva é que sabe!

quinta-feira, outubro 18, 2012

Freamunde - SL Benfica: 0-4

Com a vitória em Freamunde, o Sport Lisboa e Benfica deu o primeiro passo rumo ao desejado regresso ao Jamor para a conquista da 25ª Taça de Portugal.

O jogo correu como eu gosto e quero sempre que corram este tipo de jogos, em que defrontamos equipas de escalões inferiores, onde a diferença de qualidade é tal que não pode haver sequer discussão sobre o vencedor do jogo. Esta noite o Benfica fez o que tinha a fazer, marcou cedo, ampliou vantagem, geriu o jogo ao seu ritmo, rodou o plantel, deu tempo de jogo a jogadores menos utilizados, não houve lesões nem castigos. Perfeito!

Deu para Paulo Lopes brilhar, Cardozo voltar aos golos, Sidnei a ter segunda vida no Benfica, André Gomes a estrear-se a marcar pelo Glorioso, Luisinho, André Almeida. Lima volta a fazer o gosto ao pé tal como Sálvio apurando assim a pontaria para o importante embate de terça feira na Rússia para a Champions. Jesus disse que íam para vencer e foi isso que a equipa fez. Respeito pelo adversário e profissionalismo não esperando que fosse o destino a resolver o jogo. Sinceramente é isto que gosto e hoje gostei muito. 

Para as gentes de Freamunde foi uma festa receberem o Maior, para os benfiquistas deu para matar a fome de bola e ver o início de uma campanha que se espera vitoriosa. 

Venha o próximo adversário.

Rumo ao Jamor. Carrega Benfica!

quarta-feira, outubro 17, 2012

Quem não deve, não teme!

Rui Rangel, candidato à presidência do SLB, sabendo que está num contra relógio, não perde tempo para tentar marcar pontos junto dos benfiquistas e, até agora, mostra que não teme o diálogo. Depois de desafiar Vieira para um debate (que este, obviamente, não aceitou) vira-se agora para os bloggers benfiquistas lançando um original repto para que todos os bloggers façam três perguntas na sua página do Facebook que serão depois, respondidas.

Não tenho ilusões que Rangel responda a todas mas louvo a coragem de fazer um apelo público destes e permitir que todas as perguntas fiquem visíveis a todos os leitores sabendo que podem ser feitas perguntas complicadas, pessoais, ofensivas, etc.

O Mágico SLB fez três perguntas:


  1.  O chamado "Sistema" do futebol português dominado por cores azuis é uma realidade por muito que alguns, inclusivê benfiquistas, o tentem ignorar. É habitual ver os candidatos e notáveis do SLB com alguns medos em abordar este problema. Caro Dr. Rangel, reconhece a existência desse "sistema" que tantos pontos e títulos já tirou ao SLB? Se sim (nem quero acreditar que possa responder "não") como vai lutar contra ele?
  2. Como pretende resolver o problema do SLB ter mais de 60 jogadores com contratos profissionais espalhados pelos 4 cantos do Mundo?
  3. O que é mais importante para si, uma boa campanha na Champions ou conquistar campeonatos?
Amanhã Rui Rangel irá responder. Gostava muito, mas mesmo muito, que respondesse à minha primeira pergunta. Aguardemos.

Ponto a favor para a Lista B.

terça-feira, outubro 16, 2012

Apoios

Com os anúncios oficiais das candidaturas à Presidência do Sport Lisboa e Benfica de Vieira e Rangel começou a campanha eleitoral e o primeiro tema em discussão são os apoios que cada um tem. Os defensores de cada lado degladiam-se disparando nomes que apoiam o outro candidato. "Ai que aquele malandro apoia o Rangel", "Vieira tem o apoio daquele safado", etc.

Serei o único a achar que esta discussão é patética? Que culpa terão Rangel e Vieira de receberem apoios por parte de pessoas pouco recomendáveis? Até porque muitos desses apoios têm agendas escondidas, resultam de guerras pessoais ou interesses alheios ao SL Benfica. Muitos dos que discutem já têm idade para perceber isso.

Discuta-se defeitos e virtudes, ideias e objectivos, constituição das listas, etc. Apoios? Totalmente irrelevante.

sábado, outubro 13, 2012

Alma dorida

Quero escrever algo sobre a actual situação eleitoral do SL Benfica e não consigo. Já comecei a escrever um post sobre Moniz mas apaguei, tentei escrever sobre o estado do benfiquismo que Vieira deixa no Benfica e as palavras não fluem, quero opinar sobre a oposição e não sei o que escrever.
Sinto um profundo desalento e uma enorme descrença em relação ao futuro do Benfica. 12 anos de Vieira são mais que suficientes para perceber o destino que nos espera caso ele fique por lá mais tempo e a alternativa demora em aparecer de forma convincente, com nomes que esmaguem Vieira em benfiquismo (coisa que devia ser fácil, muito fácil). Mas nada acontece. Os "gigantes" do Benfica não aparecem, não apoiam Vieira nem se mostram como oposição.
Estarão como eu, com a alma dorida? Derrotados? Resignados?



quarta-feira, outubro 10, 2012

Habemus Oposição?


A pouco mais de duas semanas das eleições para a Presidência do Sport Lisboa e Benfica parece surgir, finalmente, uma alternativa a Luis Filipe Vieira, actual dono da cadeira e provavelmente candidato a mais um "extraordinário" mandato cheio de sucesso desportivo.
Rui Rangel, Juíz, parece ser o nome escolhido para encabeçar uma lista alternativa e a máquina pró Vieira foi rápida a reagir inundando os emails dos bloggers com críticas a Rui Rangel explicando, basicamente, que um BMW X6 é carro para um jota da bola e não para um Juíz.
Penso que 15 dias não será suficiente para fazer mossa a Vieira. Não percebo muito bem o que leva a um movimento que quer ser alternativa a aparecer tão em cima das eleições. Compreendo que não quisessem aparecer com meses de antecedência para não serem apelidados de "abutres" e "destabilizadores" mas duas semanas é curto, muito curto, para passar a mensagem. Só se tiverem uma brutal máquina que foi preparada em segredo neste tempo todo e que entrará em acção a todo o gás.
Acima de tudo esperto diálogo, debate, ideias. Algo palpável. Todos sabemos os defeitos de Vieira e todos sabemos que isso não é suficiente para o derrotar. Quem aparecer terá que mostrar que é sério, honesto e sabe ao que vem. Uma campanha de ataque pessoal estará destinada ao fracasso porque aí Vieira domina e controla tudo.
Espero que os próximos 15 dias nos dêem a conhecer um projecto sólido. O futuro do Sport Lisboa e Benfica não pode ser o mesmo que os últimos anos porque senão, não teremos futuro.

terça-feira, outubro 09, 2012

Direitos Televisivos Conjuntos

Com mais uma pausa no campeonato nacional temos algum tempo para recuperar a equipa, aperfeiçoar a táctica, corrigir erros e debater outro tipo de assunto.
O contrato dos direitos televisivos do SL Benfica continua em cima da mesa, não se sabendo qual o futuro que o clube da Luz irá escolher. Ao mesmo tempo surge para debate a possibilidade da Liga de Clubes chamar a si questão de modo a negociar conjuntamente os direitos televisivos dos clubes de futebol profissional. Consta que é esse o grande objectivo deste presidente da Liga impulsionado pelo medo que o "sistema" tem das futuras receitas que o SL Benfica pode conseguir negociando isoladamente e, principalmente, fora da Olivedesportos.
Ora bem. A negociação conjunta é algo que deve merecer a nossa atenção e vamos tentar analisá-la sem pensar nas manhas do sistema e teorias da conspiração. Analisemos pelas virtudes e defeitos da mesma.
Descobri neste site a forma como a Liga Francesa distribui as receitas televisivas pelos seus clubes e gostei do que vi. Cada clube recebe uma percentagem do bolo total consoante a performance desportiva, a média de audiências acrescidos de um valor fixo igual para todos os clubes. Parece-me muito interessante premiar o comportamento desportivo das equipas onde um ou dois lugares na classificação podem valor um ou dois milhões de euros aos clubes o que levaria, penso eu, a uma disputa mais acesa pela conquista de pontos que permitam subir na classificação. O valor dado pelas audiências dá justiça aos clubes que arrastam mais espectadores.
Tentei aplicar este modelo ao nosso campeonato utilizando como referência o valor total de 175.000 milhões de euros. Li, algures, que a Sporttv/Olivedesportos facturou perto de 250 milhões de euros num destes anos e que gastava, se bem me recordo, menos de 100 milhões nos direitos televisivos que negociava com os clubes individualmente. Numa negociação conjunta é possível espremer mais a Olivedesportos (ou outro operador) e conseguir chegar a um valor mais elevado.
Construí a seguinte tabela:
Como base temos um valor igual para todos os clubes que participam na Liga da primeira divisão. Temos depois ponderações sobre a classificação obtida na temporada anterior, a média de audiências e média da performance desportiva de x anos.

Olhando para o nosso Benfica, podemos verificar que obtemos um valor bem superior ao actual e perto daquele que a maioria acha ser possível alcançar nesta demorada negociação actual. Mas o mais interessante é constatar os valores que os clubes ditos "pequenos" recebem com esta divisão: mais de 9 milhões receberia o Olhanense; o jeito que dariam quase seis milhões ao Beira Mar; os primo divisionários a receberem mais de 4 milhões cada um. Não só os clubes viam os seus problemas financeiros resolvidos como podiam (e sonhando com uma gestão desportiva racional) potenciar qualitativamente as suas equipas e fazer crescer a competitividade da nossa Liga. Repare-se na diferença entre o 12º e o 7º e o peso que tal acréscimo de receita teria nos cofres dos clubes, concerteza que íamos ter uma luta brutal pela conquista de lugares na tabela classificativa até ao último minuto da última jornada.

Este é um estudo "amador" baseado num modelo real. Faltam arestas importantes para analisar como a distribuição de receitas pelos clubes da segunda liga mas penso ser um modelo que deve merecer alguma atenção.

sábado, outubro 06, 2012

SL Benfica - Beira Mar: 2-1

Depois da jornada europeia as atenções regressam ao que realmente interessa, o campeonato nacional e nada melhor do que receber o último classificado da liga no Estádio da Luz tendo assim o Benfica todas as condições para conquistar uma boa vitória com uma exibição convincente aumentando os níveis de confiança da equipa.

Nada mais contrário ao que a realidade nos mostrou esta noite. Mais um jogo péssimo do SL Benfica e mais uma vez a obrigação de dar a volta a um resultado negativo, uma desvantagem no marcador bem cedo no jogo e uma incapacidade gritante em conseguir responder com convicção e autoridade para meter o adversário na "ordem". A táctica de Jorge Jesus, já sabemos, é sempre a mesma e até um Beira Mar, treinado por esse ser chamado Ulisses Morais, consegue ganhar espaços e dar muito trabalho à nossa defesa. Hoje jogámos com dois avançados móveis, que correm, fintam e desmarcam-se mas depois não está lá ninguém para meter a bola lá dentro. É que para falhar oportunidades é preciso estar lá para tê-las. Mas nem tudo é culpa do treinador. Jorge Jesus nada pode fazer quando os jogadores não acertam um passe simples, quando perdem bolas por displicência e quando não conseguem decidir bem quando têm a posse de bola. E o patético aproveitamento das bolas paradas continua, jogo após jogo.

Não houve uma exibição individual que mereça destaque, quer positiva, quer negativamente. Houve falhas, muitas. Mais do que se pretende numa equipa como o SLB e que dificultam muito a crença em algo positivo. Acho que o treinador mais uma vez errou na táctica inicial e demorou imenso a mexer na equipa. Vencemos, conquistámos os três pontos, estamos na liderança. Mas a sensação de queda a qualquer momento mantêm-se e isso cria todo o clima de intranquilidade que se sente no Estádio da Luz.

Arbitragem...como costume o Ulisses Morais contra o Benfica acha sempre que é prejudicado. Diz que não comenta arbitragens mas depois lá deixa passar a ideia que foi prejudicado. Em quê? No lance de Maxi é óbvio que há falta. Maxi, inteligentemente, ganha posição e espera pelo "atropelamento". Depois há um fora de jogo de dez metros de um avançado do Beira Mar que o fiscal deixou passar que não deu o segundo golo por sorte. Há um claríssimo corte com o braço dentro da área do Beira Mar que o árbitro nada assinalou. Queixa-se de quê o palhaço???

A poucos minutos do fim, com o Benfica a vencer pela margem mínima, estão os nossos jogadores a trocar a bola entre si, impedindo, dessa forma, que a baliza de Artur estivesse debaixo de perigo. O público responde com uma enorme assobiadela porque quer "atacar" e a equipa, intranquila, responde ao repto tentando atacar e perde a bola, dando oportunidade ao Beira Mar de atacar com perigo e, se me lembro, conquistar um pontapé de canto. Quando esta gente percebe um pouco de futebol?

Jesus a passar a mão pelo pêlo aos No Name Boys mas com inteira justiça. Dali não se ouvem assobios à equipa.

quarta-feira, outubro 03, 2012

SL Benfica - Barcelona: 0-2

Terá sido a primeira vez que entro no Estádio da Luz com a absoluta convicção da inevitabilidade da derrota do meu Benfica. Já defrontamos grandes equipas onde temos noção da enorme dificuldade que se nos depara mas há sempre aquela fézada de que algo pode acontecer. Para esta noite não sentia nada. Absolutamente nada. Daí, encarar o jogo e o resultado com enorme tranquilidade e, admito, algum alívio por ter sido "normal" e não uma hecatombe.

Ou apanhamos os gajos num dia mau e nós num dia a 200% ou não há qualquer hipóteses contra esta super equipa pelo que só me posso congratular pela "réplica" que o Benfica deu até ao 0-2. Não há muito mais para dizer do que aquilo que Jesus disse na conferência de imprensa. Tentamos mas não conseguimos. Siga. Não é este o nosso campeonato. Acho incrível ouvir benfiquistas dizerem que o Barça não joga nada, que aquilo não é futebol, que é uma vergonha. Claro que são os mesmos que dizem mal do Cardozo, etc. Futebol é tudo aquilo que o Barcelona faz: Posse de bola, controlo do jogo, ocupação de espaços, eficácia brutal no passe, progressão colectiva e golo. Os catalães fazem tudo isto de forma fabulosa. Não há um corte de cabeça que não vá parar a um colega, não há um jogador com a bola nos pés que não tenha linhas de passe. Mas estamos a brincar???

Dizer que algum dos nossos bravos jogou mal quando o adversário se chama Barcelona é, claramente, uma injustiça. Não estivemos mal, eles é que são do caraças. Matic muito bem a ser dos poucos com coragem de ter a bola nos pés e tentar progredir com ela. A equipa até tentou fazer isso no início mas às primeiras perdas de bola devido à pressão dos catalães meteu medo aos nossos que passaram a usar o chutão para evitar males menores.

O que me mete nojo nisto tudo é sentir que estes gajos, mesmo com todo este futebol avassalador, têm sempre uma ajuda dos árbitros. Na primeira parte em 5 minutos acontecem 3 faltas, duas a nosso favor e uma contra nós. O árbitro mostra amarelo ao nosso jogador numa falta que acontece no meio campo do Barcelona enquanto que as duas sobre os nossos jogadores são feitas em cima da área do Barça e a sobre Sálvio impediu-o de entrar isolado na área. Penso que numa delas seria um segundo amarelo que podia fazer diferença.Eles não precisam nada disto e apenas vêem esta épica fase manchada por sucessivos benefícios arbitrais,

A vitória do Celtic em Moscovo complica as contas do grupo e fortalece a opinião que tenho de que os dois pontos perdidos em Glasgow poderão fazer muita falta. Se empatar fora é bom resultado como foi defendido por muitos, empatar na Rússia também o é mas vai obrigar a fazer-mos contas e equacionar cenários. Empatar fora só é um bom resultado quando não está ao nosso alcance a vitória e na Escócia estava, Completamente.

Mas o que importa é sábado, contra o Beira Mar, na Luz. Jorge Jesus, meu amigo, favor usar a mesma táctica trocando apenas César por Aimar. Ok?

segunda-feira, outubro 01, 2012

Lá fora sabem...

«En la última champions caéron con Chelsea después de dos juegos donde han sido muy mejores. Este año ya han metido una manita al Real y en la liga Portuguesa si no fuera por una ya habitual protéccion de los colegiados al Oporto tendrían sido campeones, de bien largo»

Zubizarreta, Director Desportivo do Barcelona!

LOL